Os benefícios da música durante o pós-operatório

A recuperação após a realização de uma cirurgia plástica é um processo delicado e que exige diversos cuidados do paciente, que deve seguir todas as orientações do seu cirurgião. Mas nesta hora, toda ajuda é válida, e um estudo recente publicado na revista científica The Lancet, do Reino Unido, mostrou que a música pode ser uma grande aliada.

Os benefícios da música vão muito além do imaginado

A recuperação do corpo depois de uma cirurgia é um processo físico e também psicológico. Isto porque a sensação de bem-estar faz a diferença para a continuidade do tratamento. Geralmente, a música é associada a servir apenas como ambientação dos espaços onde ocorrem as consultas e procedimentos, mas uma das mais antigas revistas médicas do mundo, criada em 1823, foi além, e publicou um estudo de pesquisadores da Universidade de Brunel, com 72 mil pessoas.

O resultado? A percepção de como a música afetava a ansiedade e a dor nos pacientes, diminuindo os sintomas durante a recuperação. Pacientes que ouviram música em determinados momentos do seu dia foram comparados com pacientes que não ouviam. O primeiro grupo apresentou níveis mais baixos de ansiedade e ainda precisaram de doses menores de medicamentos durante o tratamento. A música pode não ter tido uma influência direta no tempo de recuperação no ambiente hospitalar, mas aumentou a satisfação dos pacientes após a realização da sua intervenção cirúrgica.

E aqueles que tinham costume de ouvir música antes da cirurgia tiveram resultados ainda mais intensos, diminuindo a dor até mesmo na hora do procedimento.

Mas que tipo de música ouvir?

Esta é uma pergunta importante, e os pesquisadores encontraram indícios de que quando os pacientes selecionam suas próprias músicas, de acordo com o seu estilo, os resultados são potencializados. Isto porque sons reconhecidos passam a sensação de conforto e aconchego, dando assim mais segurança para prosseguir com a sua cirurgia e mais coragem no momento de recuperação.

Para quem não tem costume de ouvir música, a recomendação fica por conta de trilhas calmas, sem batidas muito fortes e agitadas. O objetivo é deixar o paciente tranquilo e sossegado, e não agitado, motivado ou acelerado. Hoje em dia, aplicativos como o Spotify ou Superplayer possuem playlists (listas de reprodução) com músicas específicas para momentos de relaxamento, energização e calmaria, entre outros. Acesse seu aplicativo preferido e aproveite esta maravilha para a sua recuperação.

Recomendações importantes para qualquer cirurgia

Sempre é importante lembrar: antes de decidir fazer uma cirurgia, seja ela para fins estéticos ou de saúde, escolha um profissional devidamente licenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCPClique aqui e tenha informações sobre todos os cirurgiões cadastrados.

Outras Notícias