Exercícios físicos ajudam a ter uma pele mais saudável

Ter uma pele jovem e radiante é um indício de boa saúde e beleza, quesitos fundamentais para viver com mais qualidade de vida. Mas, com o passar dos anos, é inevitável deixar de perceber a pele sofrendo com as ações do tempo, pois o envelhecimento gera uma desaceleração do processo de renovação da pele. Mesmo com diversas técnicas e procedimentos cirúrgicos, até hoje nada conseguiu interromper esta ação. Porém, uma equipe de cientistas canadenses da McCaster University descobriu algo que pode mudar este quadro, a prática de exercícios.

Exercícios físicos fazem bem para a sua pele!

Sim, a prática de exercícios físicos regularmente auxilia no retardo do envelhecimento da pele, e em alguns casos podem até reverter algumas ações do tempo.  O grupo analisou as células de pessoas com histórico de sedentarismo, e logo após, este grupo, composto por pessoas com mais de 65 anos, foi instruído a realizar algum tipo de exercício físico, de duas a três vezes por semana. Ao final do período, foi realizada uma nova análise nos pacientes, e os resultados foram animadoramente surpreendentes.

Quando as duas amostras foram comparadas, tornou-se claro que as células retiradas após o período de exercícios apresentavam regressão de sintomas característicos do envelhecimento da pele, como o engrossamento da epiderme. Além disso, a pele apresentava sinais de estar mais saudável após o período de treinamento.

Os indícios indicam o caminho.

Ainda não está claro de que forma este rejuvenescimento acontece no organismo, porém, substâncias produzidas por músculos que podem alterar células não musculares como, por exemplo, a Miocina, são apontadas como a provável causa da melhora.

O estudo comprova o que muitos cirurgiões recomendam após a realização de qualquer procedimento: a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde. Um procedimento cirúrgico pode até contribuir para resolver um desconforto momentâneo, mas manter-se ativo com regularidade, praticando qualquer tipo de esporte ou atividade, é o que vai promover resultados mais duradouros e satisfatórios.

Portanto, exercite-se com regularidade. Você vai viver com mais saúde, vai cuidar do seu corpo e, ainda por cima, deixar a sua pele mais saudável.

#Exercícios #pratique #saúde #pele #rejuvenecimento
Fonte: New York Times.

Outras Notícias