Ginecomastia pode se resolvida com cirurgia plástica

O desenvolvimento exagerado das mamas masculinas pode causar grande desconforto emocional e minar a autoconfiança. Alguns homens deixam de realizar atividades físicas e até evitam intimidades para não mostrar tal condição. Condição que pode ser resolvida com cirurgia plástica, a ginecomastia, um dos procedimentos mais procurados entre os homens.

A ginecomastia é considerada comum em homens de qualquer idade, podendo ocorrer como resultado de alterações hormonais, questões hereditárias ou graças a utilização de determinados medicamentos. O procedimento é recomendado quando outros tratamentos não surtiram o efeito esperado ou quando a repercussão psicológica da situação, o aspecto das mamas em si, causa incômodo.

A ginecomastia é caracterizada por excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular e por uma combinação de ambos. Em alguns casos, a ginecomastia faz com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada, garantindo a pele escura ao redor do mamilo.

O PROCEDIMENTO

A anestesia para uma ginecomastia pode ser local ou geral, dependendo da avaliação feita pelo cirurgião. O tempo de duração do procedimento varia entre 1h e 2h, com o período de internação sendo entre 12h e 24h. Quando a ginecomastia é resultado do excesso de tecido adiposo, são utilizadas técnicas de lipoaspiração. Uma cândula (tubo oco e fino) é inserida através de uma incisão. Cândula que é movimentada para soltar a gordura que, depois, é removida por sucção a vácuo. Tal técnica citada é apenas uma das possibilidades. O cirurgião é quem determinará qual é a melhor.

Após o procedimento, um curativo será utilizado para cobrir cada incisão feira e uma bandagem elástica poderá ser utilizada para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama que foi operada. Ainda existe a possibilidade de um dreno ser colocado sob a pele para drenar todo e qualquer possível excesso de sangue e fluídos. É recomendável que o paciente não dirija durante cerca de três semanas e evite exercícios físicos por até dois meses. O resultado de uma ginecomastia é visível pouco após o procedimento, mas o inchaço na local pode durar entre três e seis meses.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Antes de cogitar a possibilidade de se submeter a uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde é fundamental buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que também faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento que venha a ser realizado. Clique aqui e tenha acesso aos cirurgiões cadastrados.

Pesquise minuciosamente sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a cirurgia, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento em questão. Tenha em mente que toda e qualquer dúvida é importante. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

Outras Notícias