A Lipo pode substituir a prática de exercícios e os hábitos saudáveis?

LIPOASPIRAÇÃO, EXERCÍCIOS E DIETAS

A busca, cada vez maior, por um corpo perfeito leva diversas pessoas a procura por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, tais como a lipoaspiração. Mas será que a lipoaspiração substitui a prática der exercícios e as dietas? É o que vamos descobrir agora.

O procedimento, consiste na remoção de células de gordura subcutânea buscando a otimização do contorno corporal. O procedimento JAMAIS é recomendado para o emagrecimento ou tratamento de celulite, nem substitui a prática de exercícios físicos.

Além disso, a lipo é um dos procedimentos mais procurado dentro da cirurgia plástica. Por isso, quem se submete ao procedimento, deve ter a plena consciência de que o mesmo não substitui uma dieta adequada. É fato, a lipoaspiração não fará o paciente perder peso. Ou ter uma vida mais saudável, retirando pequenos percentuais de gordura de seu corpo.

Por fim, lembre-se sempre de procurar por profissionais devidamente capacitados para realizar este e qualquer outro procedimento plástico cirúrgico.

A lipoaspiração ou lipoescultura é um dos procedimentos mais procurados no Brasil. O excesso de gordura em determinadas áreas do corpo pode ocorrer mesmo em pessoas que possuem boa saúde e praticam exercícios com regularidade. Até mesmo características genéticas garantem acúmulo de gordura subcutânea. A lipoaspiração é uma alternativa eficaz para contornar tal problema, podendo ser realizada até com outros procedimentos de cirurgia plástica, como a redução de mama ou a abdominoplastia. E por ser um procedimento muito tradicional, é cercada de mitos e verdades. Saiba quais são os principais fatos sobre lipoaspiração.

Fatos sobre lipoaspiração:

As opções de anestesia para a realização de uma lipoaspiração são: bloqueio peridural, com sedação ou anestesia geral, sendo que o cirurgião plástico determinará qual é a melhor opção, levando em consideração, por exemplo, o alcance do procedimento. A duração da lipoaspiração em si também é variável, pois depende da topografia anatômica lipoaspirada. Já o tempo de internação é de aproximadamente 24h.

O procedimento é realizado através de pequenas incisões. Incisões que são imperceptíveis. Uma solução líquida é utilizada para reduzir o sangramento e o trauma causado pelas incisões e, na sequência, uma cânula, espécie de tubo oco e fino, é inserida nas incisões para soltar o excesso de gordura na região. Uma vez deslocada, a gordura é aspirada através de um aspirador cirúrgico específico.

LIPOASPIRAÇÃO EMAGRECE? QUANTO DE GORDURA PODE SER RETIRADA?

A lipoaspiração tem como meta realçar o contorno corporal, garantir curvas para quem emagreceu, por exemplo, mas não teve êxito ao eliminar a gordura localizada. Um dado explica o motivo de a lipoaspiração não ser um procedimento para quem deseja emagrecer: a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda um limite volumétrico para lipoaspirações: de 5% até 7% do peso corporal do paciente. Ou seja: se um pessoa pesa cerca de 70 kg, um volume máximo de 4,9 litros de tecido adiposo. Volume que representa muito pouco em relação ao peso total. A meta de uma lipo é a harmonia cultural, sem prejudicar a saúde do paciente.

A GORDURA RETIRADA PODE SER APLICADA EM OUTRAS ÁREAS DO CORPO?

Sim. O procedimento é conhecido como lipoenxertia, que é feita a partir da combinação com a lipoaspiração. A gordura retirada da área em questão é tratada e purificada para, depois, ser injetada em outras regiões. Tal técnica é uma alternativa às próteses de silicone, por exemplo, e também pode ser explicada como um remanejamento de gordura corporal.

O RESULTADO DE UMA LIPOASPIRAÇÃO É IMEDIATO?

Não. O resultado de uma cirurgia plástica não aparece de imediato. E com a lipoaspiração não é diferente. O resultado definitivo tende a aparecer entre três e seis meses, desde que o paciente adote uma dieta saudável e realize atividades físicas. Um ganho substancial de peso alterará o resultado obtido pelo procedimento.

É POSSÍVEL GANHAR PESO APÓS A LIPOASPIRAÇÃO?

Sim. A função da lipoaspiração é garantir contornos mais suaves de determinadas áreas do corpo, não sendo um procedimento para quem deseja emagrecer (como já foi citado), por conta do limite de tecido adiposo que pode ser removido durante o procedimento. O paciente precisa se cuidar após a cirurgia, adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios para não engordar. A pessoa em questão pode engordar até no local em que foi feita a lipo. O ganho de peso, principalmente na área em que a pessoa foi submetida ao procedimento, fará com que o resultado da lipoaspiração se perca.

DRENAGEM LINFÁTICA. É IDEAL APÓS UMA LIPOASPIRAÇÃO?

Sim. O cirurgião plástico escolhido para a realização da lipoaspiração recomendará a drenagem linfática como parte do pós-operatório? É perfeitamente normal o surgimento de inchaços e hematomas após a cirurgia. A drenagem linfática tem como meta diminuir os edemas. A circulação do sangue na região em questão é ativada da melhor maneira possível, garantindo a oxigenação do tecido operado.

QUAL É O RISCO DE UMA LIPOASPIRAÇÃO?

Todo e qualquer procedimento cirúrgico tem riscos. Entre os riscos estão: cicatrizes desfavoráveis (que são minimizadas ao máximo), hematomas (que fazem parte do pós-operatório), riscos anestésicos, má cicatrização, necrose da pele e dor, por exemplo. Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares também estão entre os riscos. Esses últimos podem ser minimizados caso a pessoa que deseja se submeter ao procedimento procure um profissional capacitado, não esconda nenhuma informação durante o pré-operatório e siga todas as indicações do cirurgião após a lipo.

PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO E CAPACITADO 

Antes de projetar se submeter a uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde é essencial buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento. Com a lipoaspiração não é diferente. Além de um médico devidamente qualificada, o procedimento precisa ser realizado no local ideal, o que evitará possíveis complicações. Clique aqui e tenha informações sobre todos os cirurgiões cadastrados.

Pesquise sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a intervenção cirúrgica, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Antes de projetar se submeter a uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde é essencial buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento. Clique aqui e tenha informações sobre todos os cirurgiões cadastrados.

Pesquise sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a intervenção cirúrgica, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

Outras Notícias