Pós-operatório: benefícios da drenagem linfática

Existem muitos benefícios na drenagem linfática, contudo ainda existem muitas dúvidas se o procedimento pode ajudar pacientes em Pós-operatório no seu período de recuperação, por isso hoje, convidamos a fisioteurapeuta Rovana Boff para explicar um pouco mais sobre a drenagem linfática e todos benefícios que ela pode trazer.

Por que fazer drenagem linfática no seu pós-operatório?

Quando feita por um profissional habilitado, a drenagem linfática auxilia muito o processo de redução de edemas e o alívio imediato da dor no pós-operatório de uma cirurgia plástica. O paciente sente a diferença já na primeira sessão.

Como ela é feita?

A drenagem linfática é um processo manual, com movimentos leves, lentos e de ritmo constante. O excesso de líquido é direcionado para os capilares linfáticos e eliminado pela urina. O paciente não deve sentir dor durante a sessão. Em alguns casos, pode ser usado o ultrassom, a fita tapping e até pode ser feita uma manipulação da cicatriz. Tudo feito com liberação médica e respeitando as fases de cicatrização. As fibroses advindas no pós-operatório também podem ser tratadas de forma precoce pela fisioterapeuta.

Quais são seus benefícios?

A drenagem linfática auxilia Acelerando a cicatrização; diminuindo fibroses; reduzindo as dores, edemas e hematomas; e melhorando o sono e o bem-estar.

Quando posso iniciar sessões de drenagem linfática após uma cirurgia?

Deve ser iniciada somente depois da liberação médica. Em nossa clínica, acompanhamos o retornos de pós-operatório, liberando o início das drenagens em torno do 3 ao 7° dia.

Quantas sessões de drenagem linfática devem ser feitas?

Em média 10 sessões, mas nas avaliações do pós-operatório podemos indicar que continue por um período maior, dependendo de cada caso e sempre de acordo com a recomendação médica.

A drenagem linfática pode ser realizada em casa?

Sim. Existem profissionais que realizam o atendimento a domicílio, inclusive aqui em nossa clínica, onde o paciente ganha no conforto e na comodidade, não precisando sair de casa. Afinal de contas, nesta fase de pós-operatório você pode depender de parentes e amigos para sua locomoção.

A quem devo procurar para fazer uma drenagem linfática pós-operatória?

Você sempre deve procurar por profissionais devidamente habilitados e experientes no tratamento de pacientes no estágio pós-operatório, comprometidos com o resultado positivo , onde a evolução das drenagens é informada semanalmente.

Quanto custa fazer uma drenagem linfática?

Para saber mais informações de preços e pacotes, entre em contato conosco pelos telefones (51) 3086-0081, (51) 99395-3721 ou (51) 99319-2766. Não procure por menores valores, mas sim por profissionais habilitados e comprometidos com o sucesso da sua cirurgia.

Outras Notícias