Procedimento simples e seguro, Botox suaviza rugas e garante aparência rejuvenescida

Suavizar as já existentes e eliminar o aparecimento de novas linhas de expressão, rugas na testa e “pés de galinha” são as metas de pessoas que desejam o rejuvenescimento facial. E para alcançar tal objetivo, a aplicação do Botox, a toxina botulínica, é a mais indicada. Aplicação que faz parte dos procedimentos minimamente invasivos quando o assunto em questão é cirurgia plástica, desde que todo o processo seja feito com profissionais credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

As rugas, sinal comum do envelhecimento, são derivadas de movimentos faciais inevitáveis, como sorrir, franzir a testa, apertar os olhos ao tentar ler algo e até consequências da mastigação. Rugas que surgem com o passar dos anos e fazem com que muitas pessoas pareçam, por exemplo, cansadas. A toxina botulínica, derivada a partir de uma bactéria e 100% segura, bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que o mesmo não se contraia, o que diminuirá as tão indesejadas rugas. Não é possível, no entanto, reparar danos causados pelo sol com o uso de Botox. O efeito do mesmo tem duração que varia entre três e seis meses.

É fundamental que o paciente saiba que a espessura da pele, o tipo e grau de enrrugamento serão fundamentais para a eficácia dos resultados. O cirurgião plástico escolhido determinará, após minuciosas avaliações, como o tratamento acontecerá e determinará o alcance do mesmo, garantindo que as possíveis expectativas do paciente não sejam frustradas.

O procedimento em si pode ser realizado em até 30 minutos, não necessitando internação e feito com uso de anestésico utópico. As aplicações são realizadas na região frontal (testa), glabelar (entre sobrancelhas), periorbital (pés de galinha), nasal, perioral (ao redor da boca) e ou no pescoço, a região do platisma. Agulhas muito finas são utilizadas para a aplicação da toxina botulínica em músculos específicos. Ou seja: é fundamental que o profissional em questão seja qualificado para tal procedimento, pois existem 43 músculos na face e a aplicação precisa ocorrer exatamente nos músculos responsáveis pela produção das rugas. Caso contrário, as expressões faciais serão comprometidas, o que causa um efeito desagradável. Tenha, ainda, em mente que procedimentos em excesso são prejudiciais.

Nos primeiros dias após a aplicação de Botox, o paciente pode apresentar edemas e equimose (sangramento que ocorre e penetra nos tecidos, garantindo manchas roxas). Edemas e equimose que tendem a desparecer completamente em até 72h. O paciente não poderá realizar atividades físicas ou massagens faciais no mesmo dia do procedimento, além de não poder se deitar durante as quatro primeiras horas após a aplicação de Botox.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Antes de pensar em uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde é fundamental buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento. Clique aqui e tenha acesso aos cirurgiões cadastrados.

Pesquise sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a intervenção, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

Outras Notícias