Procedimento simples e seguro, Botox suaviza rugas e garante aparência rejuvenescida

Você certamente já ouviu falar sobre muitas utilizações da toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox. Seu uso é amplamente divulgado e reconhecido como uma excelente maneira não só de suavizar rugas e linhas de expressão, rugas na resta e “pés de galinha”, como também prevenir e eliminar o seu aparecimento por completo. Além disso, o botox  é um procedimento  considerado minimamente invasivo, e pode ser realizado por uma ampla gama de profissionais.

Porém, com esta facilidade, vem também um importante alerta: procure sempre profissionais que sejam credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Um cirurgião confiável é aquele que é recomendado por amigos ou conhecidos, licenciado pelo conselho de medicina local, e reconhecido pelo mercado como um bom profissional. Clique aqui e tenha acesso aos cirurgiões cadastrados.

Suavize os sinais do tempo

Nosso corpo é uma máquina, e, à medida que o tempo passa, esta máquina passa a não operar mais com a intensidade de outrora. As rugas são um sinal comum do envelhecimento, decorrentes dos milhares de movimentos faciais inevitáveis que realizamos em nosso dia a dia, como sorrir, franzir a testa, apertar os olhos para tentar ler algo e até mesmo como consequência da mastigação. Com o acúmulo de repetição, estes sinais começam a deixar marcas visíveis, as rugas, e dão à pele uma aparência mais cansada.

Para resolver esta situação, o tratamento mais comum é feito com toxina botulínica, derivada a partir de uma bactéria e 100% segura, que bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que o mesmo não mais se contraia, evitando assim que a ação de seus movimentos na pele provoque as rugas. Outro ponto importante a ser ressaltado é que o Botox soluciona as marcas relacionadas ao movimento dos músculos, porém não é efetivo para reparar danos causados pelo sol.

O efeito da aplicação dura em média entre três a seis meses, e é fundamental que a paciente tenha isto em mente desde a primeira consulta com o profissional escolhido. É nela que o cirurgião fará um diagnóstico da região a ser reparada, estudando a espessura da pele, o tipo e o grau do enrugamento, para potencializar a eficácia dos resultados. Por fim, depois de analisadas estas questões, o profissional irá determinar o alcance do procedimento, explanando os resultados realistas que serão alcançados para não frustrar as expectativas da paciente.

Como é o procedimento

Por ser pouco invasivo, a aplicação de Botox é relativamente simples e pode ser realizada em até 30 minutos, sem necessidade de internação e utilizando um anestésico utópico para relaxar a musculatura da região. As aplicações geralmente são feitas na região frontal (testa), glabelar (entre as sobrancelhas), periorbital (pés de galinha), nasal, perioral (ao redor da boca) ou no pescoço, a região do platisma. Com agulhas muito finas, são feitas aplicações de toxina em músculos específicos, por isso, é fundamental que o especialista escolhido seja experiente: existem 43 músculos na face, e o Botox deve agir exatamente naqueles que provocam o surgimento de rugas. Caso contrário, as expressões faciais podem ser comprometidas, causando ainda um efeito desagradável.

Além disso, para as pessoas que buscam resultados mais duradouros, é responsável ressaltar que procedimentos em excesso podem ser prejudiciais ao corpo, especialmente quando a motivação por trás da sua realização é a busca por um modelo de beleza vendido pela mídia ou ainda para ficar mais parecida com uma pessoa que admira.

Após a operação, nos primeiros dias, é normal aparecerem edemas e equimoses, pequenos sangramentos que ocorrem e penetram nos tecidos causando algumas manchas de tom roxo. Estes sinais, porém, tendem a desaparecer em curtos períodos, que levam até 72h. Por isso, é recomendável à paciente não realizar qualquer atividade física ou massagem facial no mesmo dia do procedimento, além de não se deitar durante as quatro primeiras horas após a aplicação.

Mais bem-estar para o seu dia a dia

Seguindo estas recomendações e sendo realista quanto às motivações e expectativas de resultados possíveis com o tratamento com Botox, as etapas são superadas e a paciente logo volta à sua rotina normal, agora ainda mais feliz com o seu próprio rosto.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Pesquise sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a intervenção, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

Outras Notícias