Medo de cirurgia plástica? Dicas para superar.

Todas as pessoas que buscam informações para fazer a primeira cirurgia enfrentam um problema: o medo. Entre os resultados de pesquisas, aparecem aqueles em que tudo aconteceu conforme o planejado e o resultado final é perfeito, e aqueles onde o procedimento foi feito de maneira inadequada, ocasionando problemas de níveis variados. É, portanto, um receio muito comum, visto que uma simples correção para melhorar a estética e a autoestima tem o risco de causar o efeito contrário. Mas com a correta preparação, é possível tirar de letra a situação e fazer sua cirurgia sem nenhum receio.

Quando feitas da maneira correta, cirurgias são muito seguras

O medo de um erro médico existe e pode acontecer em qualquer procedimento, seja ele estético ou de outras áreas. Em muitos dos casos, os médicos não são legalmente credenciados para realizar o tipo de procedimento em questão, ocasionado quebras de processos, uso de materiais inadequados e outras infrações que podem comprometer o resultado final. Mas, quando a cirurgia é feita por um profissional registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (confira a lista de profissionais cadastrados aqui), este risco diminui consideravelmente.

Médicos cadastrados seguem uma criteriosa lista de processos, e não irão realizar qualquer cirurgia, podendo, inclusive, se negar a realizar algum procedimento quando perceberem que não é o método de tratamento mais adequado para o paciente. O melhor médico é aquele que sabe como realizar a cirurgia plástica, mas que também sabe quando é a hora de dizer não, recusar a realização e orientar outros procedimentos. Ou seja, abrir mão de um valor considerável pois, acima de tudo, está a saúde e o bem-estar da paciente.

Isto irá acontecer em consultas que antecedem muito a cirurgia. Elas servem para que a paciente obtenha os detalhes necessários sobre o procedimento, o que deverá fazer para se preparar, como será o dia da operação e como será o pós-operatório. Quando a expectativa da paciente ultrapassar os limites do bom senso, é dever do médico alertar a paciente.

O valor de uma cirurgia plástica

A cirurgia plástica tem valor inestimável para quem passa por algum problema e que tenha também sua autoestima afetada. É importante salientar, portanto, que hoje em dia cirurgias plásticas estão cada vez mais acessíveis, e com o planejamento adequado, é possível realizar um procedimento sem que isso ocasione um rombo em seu orçamento. Além disso, nesta hora é fundamental não fazer um leilão de preços, pois na maioria das vezes o valor mais baixo refletirá diretamente no resultado final, no uso de materiais de qualidade inferior e, no fim das contas, na sua satisfação ao final do processo. Afinal, é a sua saúde e o seu corpo que está em jogo, busque sempre o melhor que você puder contratar.

O pós-operatório e o retorno às rotinas diárias

Outro medo de pacientes está relacionado com o pós-operatório. Fazer uma cirurgia requer planejamento, seja financeiro, seja ele também de tempo. Isto porque dependendo da cirurgia, o pós-operatório exige cuidados específicos que podem tomar uma parte considerável do seu tempo e influenciar em suas atividades de rotina, especialmente nas primeiras semanas. Todas as recomendações do cirurgião devem ser seguidas à risca, elas não são dadas por acaso. O corpo precisa de tempo para se adaptar ao resultado obtido, e somente após este tempo é que atividades normais e exercícios físicos podem voltar ao dia a dia, sem o perigo de interferir no resultado final.

Portanto, não há por que ter medo quando o paciente segue todas as orientações. 😉

 

Outras Notícias