Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, mais segurança para a sua saúde

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, mais segurança para a sua saúde. Com o avanço das técnicas de cirurgia plástica e o amplo conhecimento dos procedimentos através de blogs, sites ou até mesmo vídeos das operações, fazer uma cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais acessível para uma parcela cada vez maior de pessoas.

Mas, sabendo disso, muitos médicos sem habilitação aproveitam-se da vontade das pacientes em melhorarem o próprio corpo. Por isso, é fundamental escolher um cirurgião profissional que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), garantindo assim mais confiança quanto aos resultados possíveis. O médico habilitado também fará todos os procedimentos legais, como a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

O que é o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Muito mais do que um gesto do cirurgião, o TCLE é um direito de todo paciente que vai se submeter a uma cirurgia plástica, sendo parte indispensável de todo processo cirúrgico. Ele se assemelha muito a um contrato entre médico e paciente, descrevendo todas as obrigações do cirurgião plástico, além dos direitos e deveres que o paciente possui. Isto porque uma cirurgia é uma via de mão dupla, onde tanto o médico quanto o paciente devem estar comprometidos com o resultado.

Além disso, é no TCLE que o médico deve deixar explícito os riscos aos quais o paciente está exposto ao realizar uma cirurgia plástica. Apesar das técnicas terem feito os procedimentos muito mais seguros nos últimos anos, é fundamental o paciente estar ciente do tratamento que está realizando, quais alterações serão feitas em seu corpo, quais são os resultados almejados e, também, os tipos de complicações que podem acontecer.

Este compromisso é uma obrigatoriedade ético-legal entre médico e paciente, e somente os profissionais mais habilitados terão a segurança e a confiança de assinar um termo que carrega junto de si muita responsabilidade: a satisfação e o bem-estar de cada paciente.

Exija seus direitos

A relação entre médico e paciente deve ser, sempre, muito transparente. Por isso, exija a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este documento é a sua garantia de que o seu cirurgião plástico está completamente comprometido com os resultados positivos da sua cirurgia, garantindo também ao paciente a segurança de ter um documento que ateste a responsabilidade do médico em caso de qualquer imprevisto.

Outras Notícias