Quais os tipos anestesia na cirurgia plástica?

Tipos de anestesia na cirurgia plastica

Quando se pensa em cirurgia plástica, os questionamentos mais comuns costumam ser sobre o resultado final, como se preparar para o procedimento, qual o período de recuperação ou em quanto tempo os resultados serão visíveis. Todos eles são pertinentes e importantes. Contudo, tem um ponto que quase nunca é lembrado: a anestesia. Assim como existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, recomendados para diferentes perfis de pacientes. Os tipos de anestesia também variam bastante conforme o objetivo desejado, a complexidade da operação e até mesmo o organismo da paciente que irá se submeter a uma cirurgia. Conheça quais os principais tipos de anestesias, suas particularidades, e descubra qual é a mais recomendada para a sua cirurgia plástica.

Anestesia local

A anestesia local é muito comum para procedimentos de baixa complexidade, que envolvem uma área relativamente pequena, garantindo assim o entorpecimento do local onde a incisão será realizada. Com ação imediata, o efeito anestésico pode durar até duas horas. Como exemplos de cirurgias plásticas que utilizam a anestesia local, podemos citar procedimentos simples de correção na face, além da remoção ou suavização de pequenas cicatrizes.

Anestesia com sedação

Neste tipo, a sedação acontece porque a aplicação é feita de forma intravenosa. Assim, proporciona mais conforto à paciente durante a cirurgia. Um dos benefícios deste tipo é que ela pode ser combinada com outras, como anestesia local, peridural ou raquidiana (estas últimas são aplicadas na região entre as vértebras, nas costas). A dosagem controla a duração da sedação, que é sempre o tempo necessário para a realização da cirurgia plástica. A paciente fica dormindo e, assim, não sente dores. Entre as cirurgias plásticas mais comuns que utilizam a anestesia com sedação, estão o implante de próteses mamárias e a correção de ginecomastia.

Anestesia geral

É realizada de forma endovenosa, ou seja, pela veia. Ela promove o relaxamento de todo o corpo e, como consequência, a necessidade de intubação e assistência ventilatória, para garantir total segurança ao procedimento. Geralmente, este tipo de anestesia é o mais recomendado em cirurgias maiores ou em casos onde outros bloqueios anestésicos não conseguem agir. Porém, na maioria dos procedimentos, esta opção de anestesia não se faz necessária.

Peridural

Ela promove o bloqueio da sensibilidade em regiões a partir do tórax ou abdômen da paciente. Junto a ela, costuma-se ocorrer a sedação da paciente, para evitar o estresse e complicações. Sendo assim, em uma cirurgia plástica com anestesia peridural, a paciente ficará dormindo durante todo o procedimento.

Como decidir qual o melhor tipo de anestesia para sua cirurgia?

A decisão de qual tipo de anestesia será utilizada é feita de maneira conjunta entre a paciente e o cirurgião plástico, e é baseada em todas as informações obtidas previamente, seja com a avaliação dos hábitos de saúde e eventuais exames solicitados. Tudo para garantir o maior nível de segurança possível para a realização do procedimento estético.

Recomendações importantes

Antes de projetar se submeter a uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde, é essencial buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento. Clique aqui e tenha informações sobre todos os cirurgiões cadastrados. Pesquise sobre o cirurgião escolhido. Ao iniciar o processo que culminará com a intervenção cirúrgica, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.

Entre em contato para saber mais

Encontrar informações relacionadas a uma cirurgia plástica, como os tipos de anestesia, facilita e muito a elucidação de dúvidas. Porém, nada substitui uma conversa no consultório com o seu cirurgião plástico de confiança. Entre em contato através dos telefones abaixo, enviando uma mensagem em nosso Facebook ou clicando aqui e converse com o Dr. Thiago Costa.

Porto Alegre/RS – (51) 3086-0081
Santiago/RS – (55) 3251-1965
www.facebook.com/DrThiagoCostaCirurgiaPlastica

Outras Notícias