Conheça os tipos de próteses de silicone

Tipos de silicone. Uma das cirurgias plásticas mais procuradas por mulheres no Brasil é o implante de silicone. A grande busca por esta operação acontece porque muitas pacientes estão insatisfeitas com o tamanho, a forma e a posição dos seus seios, e recorrem a este procedimento como uma forma de melhorar a sua aparência e ganhar, com isso, mais qualidade de vida.

Mas o que muitas pacientes não sabem é que existem diversos tipos de próteses, pois cada mulher é única, possui formas específicas e precisa, por consequência, encontrar o modelo que mais se adapte aos resultados que pretende alcançar. E os implantes servem também a diferentes propósitos, desde aumentar o volume das mamas até reconstruir ou corrigir imperfeições, melhorando assim o contorno e as proporções do corpo.

Principais tipos de silicone

Diferentes próteses servem para diferentes fins, e estes fins devem ser combinados e acordados em conjunto entre paciente e cirurgião. Por isso, o primeiro e mais importante passo é procurar o melhor profissional, um cirurgião plástico que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Veja aqui a lista de médicos habilitados. Isto é importante para qualquer procedimento, porque o bom cirurgião dará sempre os melhores conselhos e poderá, inclusive, se recusar a realizar uma operação caso acredite que esta não seja apropriada para a paciente, muito menos irá fazer um procedimento que coloque em risco a sua integridade física. Caso ocorra acordo entre as partes, será necessária a realização de alguns exames prévios, para comprovar a aptidão da paciente para a operação.

Definidos os objetivos em conjunto, o cirurgião deve apresentar os tipos de próteses e suas finalidades:

Perfil cônico

Como o nome já diz, possuem um formato cônico, dando mais projeção às mamas, pois boa parte do volume do silicone está concentrado em sua parte central. Com este tipo de prótese, a paciente consegue alcançar bons resultados estéticos sem precisar utilizar uma prótese muito grande;

Perfil redondo

Um dos tipos mais procurados pelas pacientes, esta prótese é mais completa, porque preenche toda a área da mama por igual;

Perfil baixo

Ao contrário da prótese cônica, a prótese baixa tem pouca projeção, porém, maior diâmetro. Isto faz com que os seios não fiquem tão projetados, o que pode afastar algumas pacientes. Porém, como as próteses não servem somente para procedimentos estéticos, as próteses baixas podem ser utilizadas também em casos como reconstruções mamárias;

Perfil anatômico

Popularmente conhecida como prótese “gota”, apresenta boa parte do seu volume na parte inferior da prótese. Este tipo é muito recomendado para pacientes que desejam manter as formas naturais da mama, com seus contornos mais próximos do natural.

Qual o melhor tamanho?

Em geral, as próteses de silicone têm tamanhos a partir de 150 ml, mas a escolha de quanto será o implante é feita em conjunto entre paciente e cirurgião plástico, com o profissional deixando claro todos os aspectos indispensáveis na escolha, como adaptação à estrutura corporal e biótipo de cada paciente. Isto é feito para que o resultado final não fique desproporcional ao corpo, porque a beleza está em harmonizar as formas corporais da melhor maneira possível. O tipo e o tamanho da prótese também vão depender do tamanho do tórax da paciente.

A beleza está nos detalhes

O exagero pode até chamar a atenção, mas a real beleza está na harmonia entre todas as formas do corpo da paciente. Por isso, as recomendações do profissional cirurgião devem ser seguidas, pois ele conhece o assunto e sabe recomendar os melhores tipos de próteses para a paciente alcançar seus objetivos. Se quiser saber mais sobre dois procedimentos que utilizam próteses de silicone, é só clicar nos links abaixo.

Mamoplastia de aumento – Leia mais

Reconstrução mamária – Leia mais

Outras Notícias