Abdominoplastia

Cirurgia Plástica em Porto Alegre – abdominoplastia:

Ter o abdômen definido é o sonho de muitas pessoas. Contudo, para chegar a este resultado, é preciso muita dedicação durante anos, seja mantendo uma alimentação saudável ou praticando exercícios físicos regularmente. abdominoplastia

Porém, mesmo em casos onde a pessoa consegue manter uma rotina saudável, fatores como perda de peso, gravidez, envelhecimento e características genéticas e hormonais podem contribuir para o acúmulo de gordura e o surgimento da flacidez.

Nestes casos, a abdominoplastia surge como solução para remover este excesso de gordura em homens e mulheres. A fim de tonificar o abdômen, restaurando músculos separados ou enfraquecidos. É importante lembrar que a abdominoplastia não é um procedimento recomendado para o emagrecimento.

Antes de realizar uma abdominoplastia, é fundamental conversar com o Cirurgião Plástico de sua confiança. Procure por alguém devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a realização deste e de qualquer outro procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Na consulta, o Cirurgião poderá entender suas motivações e objetivos. Além de oferecer o suporte e acompanhamento necessários neste momento de tomada de decisões e da projeção dos resultados finais.

No período anterior à realização, você deve fazer os exames laboratoriais de rotina solicitados por seu Cirurgião Plástico. Lembre-se de evitar a ingestão de certos medicamentos.

Anestesia

Na maioria dos casos, é utilizada a anestesia com bloqueio peridural, aplicada nas costas e que possui ação imediata de sedação. Mas, também é possível aplicar uma anestesia geral.

Duração do procedimento

O tempo de duração da abdominoplastia é relativamente rápido. Leva entre 2h a 3h. Primeiro é realizada uma incisão na região entre o umbigo e a linha do púbis, por onde os músculos são suturados para sua reparação. Por esta mesma incisão é que o excesso de gordura, pele e tecidos é removido. De acordo com o grau da operação, o Cirurgião pode realizar uma nova incisão, acima do umbigo, para remover a gordura excedente da região superior do abdômen. O fechamento destas incisões é feito com suturas, com o auxílio de outros métodos como fitas ou adesivos para facilitar o fechamento das incisões.

Tempo de internação

Por se tratar de um procedimento realizado em uma área central do corpo, é necessária a internação por um prazo de até 24h, para que a paciente tenha o correto acompanhamento e as devidas orientações para os cuidados que devem ser tomados após a sua alta.

Recuperação

A recuperação da Abdominoplastia começa assim que a paciente sai do centro cirúrgico. Com um dreno que é posicionado nos pelos pubianos, além de um modelador abdominal. Deve-se parar de dirigir por 3 semanas e evitar exercício físico por pelo menos 2 meses. Caminhar e mobilizar os membros inferiores desde o início é fundamental para evitar a trombose venosa. A exposição solar deve ser evitada nos primeiros 2 meses.

 

Entenda um pouco mais sobre a abdominoplastia no vídeo abaixo

 

  • For saudável e não possuir patologias prejudiciais à cicatrização ou que aumentem o risco da cirurgia.
  • Não for fumante.
  • Tiver perspectiva positiva e expectativa realista sobre o procedimento.

Os resultados de uma abdominoplastia são, tecnicamente, permanentes, porém poderá ocorrer oscilações de acordo com variações de peso do paciente. Pessoas que pensam em perder peso de forma substancial ou que considerem futuras gestações devem adiar o procedimento, para que o resultado seja mais satisfatório.

A abdominoplastia não é um procedimento para perder peso ou corrigir estrias, varizes ou celulite. Ou seja, não substitui bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos regulares.

Você deve se preparar para discutir abertamente as razões pelas quais quer se submeter à abdominoplastia. Seja franco também na hora de detalhar seu condicionamento físico, pois somente com transparência o Cirurgião pode indicar ou não o procedimento para o seu caso.

Utilize esta lista de perguntas como um guia durante sua consulta.

  • Você é especialista registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado, especificamente, no campo da Cirurgia Plástica?
  • A instalação do centro cirúrgico de seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Quantos procedimentos iguais a este você já realizou?
  • Sou um bom candidato para este procedimento?
  • Como ficará meu abdômen após a gravidez?
  • O que eu posso fazer para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Onde e como o procedimento será realizado?
  • Qual o tempo de recuperação e que tipo de ajuda irei precisar neste período?
  • Quais os riscos e complicações associadas ao procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?