Bichectomia

Bichectomia, harmonia facial ao seu alcance. Para muitas pessoas, ter uma boa estética facial é mais do que um desejo, mas um objetivo de vida. Isto porque é a partir dela que construímos nossos critérios de beleza, um dos fatores mais determinantes para a autoestima e bem-estar pessoal e também um dos mais importantes elementos da boa convivência com amigos, colegas e parceiros. Qualquer desalinhamento, uma pequena imperfeição que para algumas pessoas é natural pode se tornar um problema, cansando desconforto e prejuízos à sua qualidade de vida.

Entre os principais descontentamentos de pessoas em relação à sua aparência facial, está o tamanho e a proporção das bochechas. Quando elas são muito grandes, frequentemente viram alvo de piadas e brincadeiras, que podem gerar problemas psicológicos graves principalmente em crianças e jovens, mais suscetíveis a esta situação. Mas, felizmente, existe uma solução.

A bichectomia é um procedimento destinado a reduzir o tamanho das bochechas, tendo como resultado final o afinamento do rosto. O nome da técnica é uma homenagem a Marie François Xavier Bichat, anatomista e fisiologista francês considerado por muitos o pai da histologia e patologia moderna dos tecidos.

O que é bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia simples que pode ser realizada por um cirurgião plástico mas também por um profissional de odontologia. Com esta técnica, é possível remover cirurgicamente uma parte da bola de Bichat, como é cientificamente conhecido o tecido gorduroso que fica depositado nas maçãs do rosto. Uma das principais reclamações de pessoas que acham suas bochechas muito grandes é que, mesmo com dietas e exercícios, é difícil reduzir o seu tamanho.

Isto acontece pois, apesar de ser um tecido adiposo, elas não fornecem energia para o corpo, portanto, pacientes que passaram por um emagrecimento muito acentuado, seja através de processos naturais ou de uma cirurgia plástica, terão dificuldade para reduzir o tamanho de suas bochechas.

Importante

Antes de escolher realizar uma bichectomia, é preciso deixar uma coisa bem clara: este procedimento não irá alterar significativamente a sua estética facial, transformando de forma profunda as formas do seu rosto. É importante esclarecer esta diferença pois muitas pessoas chegam na sua primeira consulta trazendo sua insatisfação com o tamanho das bochechas, mas acredita que é possível realizar uma mudança que modifique a estética facial. Por isso, é fundamental reafirmar: a bichectomia é uma cirurgia reparadora que visa dar contorno, formas e tamanho mais proporcionais à forma geral do rosto, diminuindo maças do rosto muito proeminentes.

Escolha um profissional habilitado

Ao decidir que a bichectomia é o procedimento ideal que você deseja, o primeiro passo é procurar um cirurgião que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Veja aqui a lista de médicos habilitados. Isto é importante não somente para este procedimento, como também para qualquer operação plástica que vise alterar alguma forma do seu corpo. Um profissional habilitado, capacitado e especializado garante ao paciente mais segurança e tranquilidade, ao saber que uma pessoa com competência técnica reconhecida estará responsável pela condução da cirurgia.

Como é o procedimento e a recuperação

A bichectomia é considerada um procedimento simples e de baixa complexidade, por isso, sua realização costuma ser muito tranquila tanto para o paciente quanto para o cirurgião plástico. Para dar mais conforto e segurança ao paciente, é feita uma anestesia local; porém, de acordo com as particularidades de cada pessoa, o profissional poderá recomendar uma anestesia geral, caso esta se mostre mais apropriada dependendo de cada caso.

Duração

A bichectomia também é uma cirurgia rápida, que dura em média 1h e não deixa cicatrizes externas. Isto porque as incisões não são realizadas na parte exterior da face, e sim no interior da boca, por onde a gordura e o tecido excedente são removidos. Por fim, o médico especialista realizará suturas para fechar o espaço. Como a mucosa bucal apresenta uma melhor cicatrização, as marcas deixadas são reabilitadas em pouco tempo.

Com isso, é possível conquistar um afinamento discreto do rosto, valorizando suas formas e promovendo um visual mais esbelto e jovial, sem realizar grandes alterações na estrutura facial. Mas pessoas que possuam bochechas muito proeminentes poderão perceber uma melhora significativa logo após o procedimento, pois a diferença entre o pré e o pós-operatório é bastante significativa.

Cuidados após a bichectomia

Graças à sua baixa complexidade, não é necessário uma internação para a realização da bichectomia. Porém, por se tratar de uma área muito sensível, a paciente deverá ter bastante cuidado no período pós-operatório, pois ele é fundamental para o sucesso da operação. Além disso, como a área é bastante sensível, o inchaço e as dores são normais nos primeiros dias, geralmente de dois a três. Durante este período, a paciente deve dar preferência a uma alimentação composta por fontes pastosas e líquidas, para evitar que a mastigação e movimentos na parte interior da boca possam movimentar os pontos, evitando sangramentos e o comprometimento dos resultados. Já as atividades físicas, por exigirem muito do corpo e movimentarem em excesso toda a estrutura corporal, devem ser evitadas por, pelo menos, duas semanas.

Contraindicações da bichectomia

Apesar de simples, nem todo mundo está apto a realizar uma bichectomia, e o procedimento não deve ser realizado sem uma consulta sincera e aberta a um profissional. Isto acontece pois as maçãs do rosto podem ser fundamentais no futuro, durante o processo de envelhecimento. Por isso, pesquise, converse e seja sincera com seu cirurgião plástico em relação às motivações e objetivos esperados. Lembre-se: o bom cirurgião é aquele que irá recomendar o que for melhor para você, seja com a realização da cirurgia ou até com a negativa da mesma, caso o profissional perceba que ela pode prejudicar a sua estética facial e o seu bem-estar.

Autoestima para a vida

Seguindo estas dicas e tendo consciência dos resultados que podem ser alcançados, uma bichectomia pode fazer maravilhas pelo bem-estar de qualquer paciente, que poderá ver um incremento em sua qualidade de vida através de um procedimento muito simples e que não deixa marcas aparentes.

Agende uma consulta sem compromisso e vamos conversar com transparência e analisar se a bichectomia pode ser um procedimento que trará benefícios para a sua vida.