Botox

Cirurgia Plástica em Porto Alegre – Botox:

O aparecimento de rugas e linhas de expressão é comum ao longo dos anos, decorrente da atividade constante da musculatura facial. Porém, em alguns casos este processo natural do corpo humano causa incômodo, por ser um dos primeiros sinais de idade a aparecerem, principalmente na região do rosto. Quando este diagnóstico está presente, o Botox (toxina botulínica) surge como uma solução para a suavização destas rugas e sinais, resultando em uma aparência facial mais jovem e serena.

A aplicação de Botox também diminui consideravelmente o aparecimento de novas linhas de expressão, pois age de maneira a manter a musculatura mais firme, impedindo assim o seu desgaste. A duração de seu efeito varia de três a seis meses, período após o qual devem ser feitas novas aplicações para manter os resultados.

Com aplicação simples e segura, o Botox é normalmente utilizado em aplicações estéticas da região frontal (testa), glabelar (entre sobrancelhas), periorbital (pés de galinha), nasal, perioral (ao redor da boca) e na região do platisma (pescoço).

O primeiro passo para realizar este procedimento é procurar um cirurgião devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a realização deste e de qualquer outro procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Durante a primeira consulta, serão debatidos os motivos de você buscar este procedimento, e o cirurgião deverá passar com clareza os resultados que serão possíveis alcançar com o tratamento.

Anestesia

Já que a aplicação de Botox trata de um procedimento mais simples, é utilizado apenas um anestésico utópico na região a ser tratada. Ou seja, o procedimento é realizado sem a sedação da paciente ou uma anestesia mais complexa.

Duração do procedimento

A duração da aplicação da toxina botulínica varia de acordo com a região a ser tratada pelas aplicações. Contudo, geralmente fica em torno de 30min a 1h. Apesar de parecer simples, é preciso muito cuidado para que a aplicação seja feita no músculo correto, afinal, só na face temos 43 músculos. Com uma agulha, o cirurgião injeta pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos, enfraquecendo sua movimentação e, consequentemente, o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Internação

Não é necessária internação, porém é preciso tomar alguns cuidados, como não esfregar ou massagear as áreas tratadas, para não causar a migração da toxina botulínica para outra região. Dessa forma, é possível executar o procedimento no próprio ambulatório do seu médico, caso este atenda a todos os requisitos de salubridade e assepsia.

Recuperação

Após a aplicação do botox, nos primeiros dias pós-aplicação, é comum apresentar edema e equimose. O efeito poderá ser visto já nas primeiras 24h ou 48h, mas a totalidade do efeito só será visível a partir de uma semana. Neste período, é recomendado evitar a realização de atividades físicas de impacto. Nas primeiras quatro horas após a realização, a paciente também não poderá deitar, para impedir que a toxina botulínica se espalhe por outras regiões.

Conheça um pouco mais sobre o botox nesse vídeo:

 

Apesar dos resultados da aplicação de Botox suavizarem linhas de expressão e proporcionarem uma aparência mais jovial, ela não resolve todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, é possível diminuir as rugas  sob os olhos, porém não é possível reparar os danos causados pelo sol.

Também é importante ter em mente que a espessura da sua pele, o tipo e o grau de enrugamento tem um papel importante na eficácia dos resultados. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você.

Utilize esta lista de perguntas como um guia durante sua consulta.

  • Você é especialista registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado, especificamente, no campo da Cirurgia Plástica?
  • A instalação do centro cirúrgico de seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que eu posso fazer para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Onde e como o procedimento será realizado?
  • Qual o tempo de recuperação?
  • Quais os riscos e complicações associados ao procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?
  • Como será a minha aparência com o passar do tempo?
  • Quais resultados posso esperar?