Cruroplastia – lifting de coxas

Cruroplastia – Lifting de Coxas – Dr. Thiago Costa Cirurgia Plástica Porto Alegre

Lifting de coxas – a cirurgia das coxas torneadas. Ter um corpo belo e bem definido é um sonho de muitas pessoas, que para isso passam por dietas e praticam exercícios físicos, manutenção do peso, predisposição genética, entre outros métodos, porém, a fisiologia humana não segue regras iguais para todos, e cada pessoa terá uma resposta a estas condições. Isto pode gerar até mesmo insatisfação em pessoas que se alimentam de maneira adequada, praticam exercícios, mas não alcançam os resultados desejados

Um dos locais mais difíceis de manter definido é a região das pernas, especialmente nas coxas. Com o passar dos anos, é normal que comece a aparecer um acúmulo de pele e gordura, passando a impressão de flacidez. Para estes casos, a cruroplastia, também conhecida como lifting de coxas, surge como uma solução rápida e eficiente para remodelar as pernas e deixa-las mais torneadas e proporcionais às formas do restante do corpo.

Porém, é importante ressaltar: a cruroplastia não é um procedimento indicado para a perda de peso. Esta confusão acontece, pois, algumas pessoas chegam à conclusão de que, com a remoção de excessos, a perda de peso é o objetivo, quando na verdade ela é uma consequência. Para remover excessos de gordura, a cirurgia mais recomendada é a lipoaspiração.

O que é o lifting de coxas

Por mais que uma pessoa mantenha bons hábitos durante toda a vida, é natural que o tempo deixe suas marcas no corpo. O acúmulo de pele e gordura na região das coxas é uma destas marcas, que pode causar um desconforto tanto físico, como dificuldade para vestir roupas justas, como também psicológico, impedindo a paciente de sentir-se bem consigo mesma ou de utilizar uma roupa de banho em frente a outras pessoas.

A cruroplastia, ou lifting de coxas, atua diretamente neste problema não somente removendo o excesso que causa incômodos, como também remodelando as coxas, dando novas formas mais proporcionais ao corpo, mais esbeltas e torneadas.

Este procedimento é bastante recomendado se você estiver incomodado com o tamanho das suas coxas e a desproporção com o restante do corpo, mas é importante saber que esta cirurgia deve ser realizada apenas em quem for fisicamente saudável e tiver expectativas realistas quanto aos resultados.

Segurança em primeiro lugar

Alinhar as expectativas é uma das primeiras coisas que serão feitas em uma consulta, e aqui entra outro ponto importante: é fundamental escolher bem o cirurgião plástico que fará a operação. Procure sempre um profissional de confiança e que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a realização deste e de qualquer outro procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Na consulta, é preciso ser totalmente transparente sobre os motivos que levaram a escolher o lifting de coxas: a escolha deve ser puramente pessoal, e não para se adequar a padrões estéticos. A cirurgia plástica deve valorizar a sua própria beleza, e não fazer você ficar parecida com alguém. Depois de expor seus objetivos, o profissional dará a sua opinião, baseada em sua experiência, podendo aprovar, ou não, a realização do procedimento. Lembre-se: o bom profissional é aquele que poderá, inclusive, negar a realização caso entenda que poderá colocar em risco a sua saúde e integridade física. Aprovada a realização, serão solicitados exames de rotina que servem para avaliar a sua aptidão para a realização do procedimento.

Como é feito o lifting de coxas

A duração do procedimento é variável e depende diretamente do tamanho da região a ser operada, mas em média, uma cirurgia dura em torno de 2h a 4h. Ela começa com uma incisão, feita de acordo com o grau de correção desejado e, principalmente, da região da coxa que será tratada. Para a parte interna, as incisões são realizadas na virilha, por onde o tecido conjuntivo subjacente é remodelado e esticado. Já para a parte externa, também conhecida como medial, a incisão é feita preferencialmente em locais que possam ser escondidos, como embaixo de roupas de banho.

Por estas incisões, o cirurgião irá firmar os tecidos para dar um contorno corporal mais firme e tonificado. As incisões são fechadas com suturas profundas de sustentação no interior dos tecidos, que contribuem para os primeiros passos da recuperação, adaptando assim o corpo aos contornos recém modelados. As incisões que são feitas na pele também são fechadas por suturas.

Anestesia

Em uma cruroplastia, extstem diferentes métodos de anestesia, os mais utilizados são a peridural, com aplicação na região das costas, gerando ação imediata e sedação da paciente; ou a anestesia geral, com sedação total. O cirurgião plástico responsável irá recomendar a melhor opção, de acordo com suas características.

Tempo de internação

Por ser um procedimento delicado, em uma região vital para a mobilidade, todo lifting de coxas exige um tempo mínimo de internação de, pelo menos, 24h. Isto porque, mesmo com uma recuperação relativamente rápida, a região seguirá inchada por um bom tempo, e não estará forte o suficiente para sustentar todo o peso do próprio corpo. Além disso, nessas primeiras 24h, são realizados os primeiros acompanhamentos por uma equipe médica especializada, isto garantirá um início de recuperação mais tranquilo e seguro.

Recuperação, fundamental para o sucesso

O retorno às atividades normais após a cruroplastia é lento e gradual. Nos primeiros dias, é recomendado ainda evitar baixar as pernas, a não ser em casos de extrema necessidade. O banho no dia após a operação deve ser bastante cuidadoso, para não molhar o curativo e comprometer a cicatrização. Este curativo será trocado após alguns dias, o que permitirá que os banhos possam ser normais novamente. O período mínimo recomendado para retomar atividades físicas moderadas é de 30 dias, e desde o primeiro dia após a cirurgia, é preciso usar uma malha compressiva, que irá auxiliar na recuperação.

Corpo definido, vida bem vivida

Mais do que uma transformação, a cruroplastia busca devolver às pacientes as formas naturais e saudáveis das coxas. A gordura removida será sempre controlada, e jamais será retirada em exagero, causando desproporção e comprometendo inclusive a sua saúde.

Marque sua consulta, assim vamos conversar e avaliar a sua situação.

Siga.

  • For fisicamente saudável.
  • Tiver expectativas realistas.

Estiver incomodado com o tamanho de suas coxas e a desproporção com o restante do corpo.

A cruroplastia não tem como objetivo reduzir o excesso de gordura, mas sim remodelar a região.

Para a retirada de gordura, recomendam-se outros procedimentos, como a lipoaspiração.

Utilize esta lista de perguntas como um guia durante sua consulta.

  • Você é especialista registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado, especificamente, no campo da Cirurgia Plástica?
  • A instalação do centro cirúrgico de seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Quantos procedimentos iguais a este você já realizou?
  • Sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que eu posso fazer para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Onde e como o procedimento será realizado?
  • Qual o tempo de recuperação e que tipo de ajuda irei precisar neste período?
  • Quais os riscos e complicações associadas ao procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?