Braquioplastia

Braquioplastia, um procedimento que é um alívio para o bem-estar.Quando o assunto é beleza e autoestima, não dá pra negar: elas são fundamentais para o nosso dia a dia, fazendo a diferença nas relações que temos com as outras pessoas e, principalmente, demonstrando a confiança e aceitação que temos com o nosso próprio corpo. Porém, ela é bastante delicada, pois o mínimo descompasso entre o desejo e a realidade pode gerar uma insatisfação exagerada, provocando problemas sérios que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa.

Isso é ainda mais grave no caso de mulheres, que são, a todo momento, avaliadas pela sociedade por causa da aparência. Para elas, um dos males mais temidos é o famoso braço mole, conhecido popularmente como “teste do tchauzinho”, e que causa desconforto de utilizar certos tipos de roupa e realizar determinados movimentos ou atividades em público, causando ainda mais transtornos no verão ou em temperaturas quentes.

Muitos são os fatores que geram o seu surgimento, tendo na obesidade o principal agente causador, mas, felizmente, existe um tratamento simples e prático para resolver este problema.

O que é a braquioplastia

Também conhecida como lifting braquial é um procedimento que visa reduzir o excesso de pele e gordura da região dos braços, mais exatamente, entre a axila e o cotovelo, além de ser uma excelente alternativa para melhorar o aspecto estético da área. Isto porque o procedimento também ajuda a deixar a pele mais lisa, com menos dobras, além de contornos mais suaves, dando ao braço uma aparência mais delineada e tonificada.

Ao retirar a gordura e a pele do local, a braquioplastia reduz a flacidez exagerada, melhorando tanto o âmbito estético com resultados visíveis como, principalmente, a autoestima. O procedimento é indicado tanto para quem possui um excesso de gordura localizada como também para pessoas que passaram por perda de peso severa e repentina, seja por causas naturais ou como resultado de uma redução de estômago, por exemplo. Ainda é importante salientar que a região dos braços não fica mais flácida apenas por causa da obesidade: é bastante comum ver mulheres com proporções corporais normais, no peso ideal, apresentarem um pouco de excesso de gordura e pele nos braços, claro, em menor quantidade.

Procure um profissional habilitado

Caso você esteja passando por este problema e deseja mudar a sua realidade para melhor, voltando a sorrir e ser feliz com o próprio corpo, saiba que você é uma candidata em potencial para realizar a braquioplastia. O primeiro passo é procurar um cirurgião que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Veja aqui a lista de médicos habilitados. Isto é importante não somente para este procedimento, como também para qualquer operação plástica que vise alterar alguma forma do seu corpo. Um profissional habilitado, capacitado e especializado garante mais segurança e tranquilidade para a paciente, ao saber que um profissional treinado e altamente capacitado estará a cargo da sua operação.

Como é o procedimento

Em uma braquioplastia, o cirurgião plástico especialista tem como objetivo reposicionar a pele no braço, retirando seu excesso, removendo também possíveis pontos de gordura que possam comprometer a aparência, diminuindo ou até eliminando a flacidez local. Em casos onde também existe o acúmulo de gordura, é feita uma pequena lipoaspiração em conjunto com a braquioplastia.

Em casos onde a cirurgia é feita em apenas um dos braços, o procedimento leva em torno de 2h a 3h, de acordo com o grau de progressão que deverá ser feito. Por ser um procedimento simples, pode ser feita com anestesia local, com sedação; ou, ainda, com anestesia geral. A melhor opção será definida em conjunto entre o cirurgião e a paciente.

As incisões geralmente são feitas no interior ou na parte posterior do braço, estendendo-se até a face interna, desde a altura da axila até o cotovelo. Dependendo do resultado desejado, a incisão pode ser realizada na parte interna do braço. É por esta incisão que será feita a sustentação e o remodelamento dos tecidos com suturas internas, e, em alguns casos, uma pequena lipoaspiração. Por fim, as incisões são fechadas com suturas absorvíveis pela pele, ou pontos, que devem ser removidos em até 14 dias após a realização do procedimento.

Como é a recuperação

Quando a braquioplastia é feita seguindo os critérios técnicos e o período de pré e pós-operatório é respeitado, o procedimento representa pouco risco para a paciente. É importante salientar que, após a realização, é recomendado ficar em observação, internada, por até 24h, para que uma equipe médica especializada possa realizar os acompanhamentos técnicos e garantir a boa aceitação das novas formas do corpo pela paciente.

Os resultados podem ser percebidos logo após a operação, porém, por causa do inchaço local, este ainda não será o resultado final. A região será envolva em curativos ou bandagens, além de uma malha de compressão necessária para diminuir o inchaço. As orientações médicas devem ser seguidas à risca, evitando movimentar muito os braços nas primeiras três semanas, cuidando ao máximo para não deixa-los levantados. Exercícios físicos em geral e locais na região também devem ser evitados por, no mínimo, dois meses, e só devem ser realizados com autorização prévia do seu cirurgião, para que os resultados não sejam comprometidos.

Como quase toda cirurgia plástica, a braquioplastia acaba deixando uma cicatriz no local, que passa por diferentes fases até chegar em seu estágio final:

  • Fase inicial: com aspecto pouco visível;
  • Fase intermediária: após 30 dias da cirurgia, a marca vai ganhar um espaçamento natural, e deve mudar de cor, o que é perfeitamente normal para esta etapa;
  • Fase final: entre seis meses a um ano após o procedimento, o local tem seu processo de cicatrização encerrado, com a cicatriz passando a ser mais clara e menos aparente.

Também é importante ressaltar que, apesar dos resultados serem aparentes, eles podem não ser duradouros.

Autoestima e bem-estar valem pra vida toda

A cirurgia plástica é especialista em revitalizar o corpo, proporcionando também o aumento da autoestima e do bem-estar pessoal. Depois de realizar uma braquioplastia, a paciente se sentirá mais segura para utilizar roupas curtas, especialmente no verão, perdendo o medo de movimentar livremente os braços, praticar atividades físicas ao ar livre, entre muitos outros benefícios.

Se você está incomodada com o tamanho e flacidez dos seus braços, agende uma consulta sem compromisso e vamos conversar com transparência. Vamos juntos analisar como a braquioplastia pode transformar sua vida pra melhor.

  • For adulto e apresentar sinais claros de flacidez nos braços.
  • Tiver expectativas realistas quanto aos resultados.
  • Estiver incomodado com o tamanho de seus braços e a desproporção com o restante do corpo.

O objetivo principal da braquioplastia não é reduzir o excesso de gordura, mas sim remodelar a região e deixa-la mais harmoniosa com o restante das formas do corpo.

Em casos de gordura localizada extrema, o procedimento mais recomendado é a lipoaspiração.