Lipoenxertia

Para as pessoas que estão insatisfeitas com alguma forma ou tamanho de uma parte do corpo, a lipoenxertia surge como uma alternativa para aumentar principalmente o tamanho dos glúteos e, em menor número, dos seios. Mas a gordura retirada também pode ser aplicada em outras regiões, como nos braços, pernas, lábios e maçãs do rosto.

É importante destacar que a lipoenxertia não é um procedimento para perda de peso, mas sim para corrigir algumas formas do corpo, de acordo com a insatisfação da paciente. Para realizar uma lipoenxertia, o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico de sua confiança, que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para todo procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Durante sua consulta, o cirurgião irá avaliar os melhores locais para a retirada da gordura, além de expor os resultados que devem ser esperados, para que não sejam criadas falsas expectativas.

Anestesia

A lipoenxertia pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação da paciente. De acordo com a área a ser tratada, também pode-se optar pela anestesia local.

Duração do procedimento

O tempo para a realização da lipoenxertia varia muito de acordo com a área a ser tratada, mas em geral, é um procedimento rápido, que leva em torno de 1h a 2h. Após infiltrar o composto de Klein, para evitar sangramentos, as cânulas são introduzidas através da pele até chegarem até a região do tecido adiposo, onde ocorre a aspiração da gordura localizada. Esta gordura é tratada para retirar células rompidas, sangue e resquícios do anestésico utilizado na cirurgia, e após, é enxertada em outra parte do corpo, através de finas seringas aplicadas no local desejado.

Tempo de internação

Na maioria dos casos, é possível ter alta hospitalar no mesmo dia da realização do procedimento. Mas o tempo pode variar de acordo com cada paciente.

Recuperação

Durante as primeiras semanas após a realização da lipoescultura, é comum o corpo apresentar edemas (inchaços) e roxidão nas áreas tratadas. É importante deixar seu cirurgião a par da evolução da sua recuperação, isto porque é normal o corpo reabsorver uma parte da gordura aplicada. Os resultados definitivos só aparecem a partir de quatro a seis meses. Para enxertos nos glúteos, por exemplo, é recomendado evitar ficar em posições que sobrecarreguem a região, como sentado ou deixado de barriga para cima.

  • For adulto e apresentar sinais de gordura localizada.
  • Estiver insatisfeito com algumas formas do corpo.
  • Não quiser perder peso, mas sim aumentar o tamanho de alguma região do seu corpo.

É sempre importante lembrar: a lipoenxertia não é um procedimento para a perda de peso, mas sim para a correção de algumas formas do corpo.

Para a perda de peso, existem outros métodos, como uma alimentação regular e saudável, além, é claro, da prática de exercícios.