Lipoescultura

O equilíbrio entre as formas do corpo é um dos principais atributos da beleza. Ter formas proporcionais e que se adequam ao seu corpo é um desejo de muitas pessoas, mas nem sempre uma ter a dieta equilibrada, alimentação saudável e praticar exercícios garante este resultado. Para estes casos é que existe a lipoescultura, um procedimento que retira a gordura localizada de uma parte do corpo, purifica-a e utiliza como enxerto para moldar outra região.

É importante ressaltar que este procedimento não objetiva a perda de peso, como uma lipoaspiração, mas sim esculpir contornos mais agradáveis, de acordo com o desejo de cada paciente, em regiões como cintura, glúteos, face, coxas, entre outros.

A maior mudança não é na balança, mas sim na silhueta. Antes de realizar uma lipoescultura, é fundamental procurar um cirurgião plástico de sua confiança, que seja devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para todo procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Durante a consulta, médico e paciente irão conversar sobre se a lipoescultura é o melhor procedimento para alcançar os resultados desejados, além de deixar claro a expectativa e a realidade que esta cirurgia pode promover. O seu cirurgião também irá solicitar alguns exames de rotina, que servirão para comprovar sua aptidão para a realização do procedimento.

Anestesia

Na lipoescultura, normalmente é utilizada a anestesia geral, com efeito em todo o corpo; peridural, aplicada na região das costas e com ação imediata; ou ainda a anestesia local, de acordo com o número de regiões a serem tratadas.

Duração do procedimento

Como a lipoescultura é um procedimento que varia muito de acordo com cada pessoa, o tempo para a realização do procedimento pode levar de uma até cinco horas. A lipoescultura inicia com a infiltração do composto de Klein, para evitar sangramentos. As cânulas são introduzidas através da pele até chegarem até a região do tecido adiposo, onde ocorre a aspiração da gordura localizada.

Esta gordura é tratada para retirar células rompidas, sangue e resquícios do anestésico utilizado na cirurgia, e após, é enxertada em outra parte do corpo, através de finas seringas aplicadas no local desejado. É esta gordura que dará novas formas à região.

Tempo de internação

A duração também varia muito de acordo com a quantidade de gordura retirada de uma área e enxertada em outra. Mas, em média, é preciso ficar internado por um período que vai de 12 a 24 horas, pois as primeiras horas são fundamentais para medir a aceitação do corpo às suas novas formas.

Recuperação

Durante as primeiras semanas após a realização da lipoescultura, é comum o corpo apresentar edemas (inchaços) e roxidão nas áreas tratadas. Em até duas semanas, os pontos de fechamento da cirurgia serão retirados, e o retorno às atividades normais variam de acordo com a evolução de cada pessoa: assim que o desconforto passar, é possível retomar algumas práticas, com moderação. Para exercícios físicos, o recomentado é aguardar um período de um a dois meses.

  • For adulta e apresentar sinais de gordura localizada.
  • Estiver insatisfeita com algumas formas do corpo.
  • Não quiser perder peso
  • Desejar melhorar a silhueta e o seu contorno corporal.