Rinoplastia

Rinoplastia – Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A beleza é um importante fator de aceitação não somente social mas também pessoal. Além de facilitar na interação e comunicação, sentir-se bem consigo mesmo faz maravilhas pela autoestima de qualquer pessoa, e é capaz de influenciar positivamente até mesmo a sua saúde. Porém, a natureza que nos torna únicos também não é perfeita, e para muitas pessoas, isto pode ser um problema.

Especialmente quando isto acontece no rosto, uma área difícil de se esconder. Quando a pirâmide nasal é desproporcional ao restante do rosto, não há maquiagem que remova este sinal, e esta é uma insatisfação mais simples do que aparenta. É por isso que cirurgias estéticas do nariz são cada vez mais requisitadas e procuradas por pacientes de todas as idades. A busca para se aproximar não de um padrão estético da sociedade, mas de mais harmonia com o próprio rosto, pode transformar o dia a dia de uma pessoa, e ainda consegue melhorar funções respiratórias.

O que é rinoplastia

O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do corpo, por localizar-se no centro da face. A rinoplastia é uma cirurgia que trata as alterações estéticas e funcionais do nariz, sejam elas de origem genética ou pós-traumática, corrigindo a desproporção entre o nariz e a face, alterando as formas da ponta e do dorso, diminuindo ou aumentando as narinas, além de melhorar a relação entre o nariz e o lábio superior, sempre respeitando as características próprias da paciente.

A rinoplastia pode ser realizada com fins estéticos, mas como também contribui para melhorar as funções respiratórias, ela também pode ser uma alternativa para:

  • Corrigir o desvio de septo: quando o problema obstrui as vias nasais, impedindo a respiração;
  • Diminuir a carne esponjosa: quando as adenoides aumentam de tamanho dentro do nariz e também provoca dificuldades respiratórias;
  • Tratar a sinusite: em casos extremos de sinusite, é possível drenar o excesso de líquidos faciais.

Por lidar com uma parte tão importante para a vida e também central na formação do rosto, a rinoplastia exige muito conhecimento e cuidados para quem busca esta alternativa de procedimento. O primeiro passo é a escolha de um bom profissional para realizar a operação, isto porque o resultado final é diretamente proporcional ao profissionalismo, experiência e capacitação do cirurgião. Escolha sempre um profissional devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), seja para a realização deste ou de qualquer outro procedimento plástico. Veja aqui a lista de médicos habilitados.

Avaliação

Na primeira consulta com o profissional escolhido, é fundamental ser transparente com o médico, tanto em relação às motivações e expectativas de resultados como também na descrição correta do quadro clínico. O bom cirurgião só poderá recomendar a cirurgia caso perceba que a paciente está apta, física e psicologicamente, para a operação.

Após marcar a data da cirurgia, é fundamental seguir à risca as orientações, pois o pré-operatório é tão importante para o resultado como o pós: estar em boas condições de saúde, passar na avaliação médica e nos exames laboratoriais exigidos, além de informar remédios que a paciente toma (alguns devem ser suspensos), além de não consumir bebidas alcoólicas nem fumar dias antes da cirurgia. E, por último, nada de alimentos sólidos ou líquidos 8h antes da realização da operação.

Anestesia

Na hora de realizar a rinoplastia, é feita uma anestesia, que pode ser local, com ação somente na área que será realizada, ou também geral, com intubação da paciente, que irá respirar com a ajuda de aparelhos durante a realização do procedimento.

A cirurgia plástica

A técnica utilizada para realizar a cirurgia pode ser aberta ou fechada. A técnica fechada, também conhecida como endonasal, é recomendada em tratamentos de menor complexidade, pois as incisões são feitas somente na parte interna do nariz. Já na técnica aberta, é realizada uma pequena incisão abaixo da ponta nasal. Em ambos os casos, podem ser feitos tanto a diminuição ou remodelamento do atual nariz, como também o seu aumento, através de enxertos de cartilagem, próteses e preenchimentos. Além disso, dependendo da necessidade de cada paciente, é possível corrigir ainda a asa nasal. As incisões são feitas na lateral do nariz, e a cicatriz ficará localizada no sulco nasal, praticamente imperceptível.

O tempo de duração do procedimento gira em torno de 2h a 4h, dependendo da complexidade do procedimento e dos objetivos da paciente. Após a cirurgia, o paciente geralmente é liberado no mesmo dia, mas em alguns casos, é necessário um período de internação entre 12h a 24h.

Como é a recuperação

Após a realização da rinoplastia, o cirurgião plástico irá posicionar um curativo protetor, que pode ser feito de acrílico ou gesso e será removido no 7º dia do pós-operatório. Este protetor será substituído por outro, de fita adesiva. Nas primeiras semanas, é bastante comum apresentar inchaços, edemas e equimoses (roxidão), especialmente ao redor dos olhos e bochechas, além de uma certa dificuldade para respirar. O uso de soluções nasais pode ser indicado para limpeza e desobstrução do nariz.

Também é preciso ter cuidado durante o sono, para evitar que a região sofra alguma pressão desnecessária. Atividades físicas e exposição solar estão fora de cogitação e devem ser evitadas por, pelo menos, um mês. Isto dá ao corpo o tempo necessário para assimilar a nova estrutura nasal.

Sua vida com mais autoestima

Além de todas estas informações, é importante lembrar que somente um cirurgião profissional poderá dar o aval para a realização da rinoplastia. Alguns dos pré-requisitos incluem ter mais de 13 anos, idade em que o crescimento facial está finalizado; ser fisicamente saudável, sem problemas que possam comprometer a operação e a recuperação; não ser fumante, pois o tabaco causa complicações e perigos graves para a operação e recuperação; e, principalmente, ter uma atitude positiva e expectativa realista sobre o procedimento.

Desta forma, é possível reconstruir o nariz, corrigindo imperfeições estéticas e pós-traumáticas, devolvendo à paciente muito mais do que a beleza facial, mas sim o bem-estar pessoal, a aceitação do próprio corpo e a autoestima de viver com mais alegria. Isto não tem preço.

Conheça um pouco mais sobre a rinoplastia no vídeo abaixo

A rinoplastia é um procedimento que altera a fisionomia de seu rosto, e deve ser feito somente após a prévia avaliação médica, que irá analisar a sua situação e prever resultados realistas.

  • Tiver mais de 13 anos, quando o crescimento facial estiver finalizado.
  • For fisicamente saudável.
  • Não for fumante.
  • Tiver atitude positiva e expectativa realista sobre o procedimento.

Utilize esta lista de perguntas como um guia durante sua consulta.

  • Você é especialista registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado, especificamente, no campo da Cirurgia Plástica?
  • Quantos anos de treinamento você possui?
  • Onde e como o procedimento será realizado?
  • A instalação do centro cirúrgico de seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que eu posso fazer para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Qual a técnica cirúrgica mais recomendada para o meu caso?
  • Qual o tempo de recuperação e que tipo de ajuda irei precisar neste período?
  • Quais os riscos e complicações associados ao procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?
  • Qual será a aparência do meu rosto com o passar do tempo?